De olho nas tendências de mercado: como anda a linha de luminárias? 28/11/2018

Saiba as principais novidades e tendências de iluminação para sua casa que chegaram ao mercado!

Saiba as principais novidades e tendências de iluminação para sua casa que chegaram ao mercado! Confira as tendências de linha de luminárias.

Crédito da imagem: matuarquitetura.com

A iluminação é um item que faz muita diferença em uma casa. Para dar um toque de elegância e sofisticação no ambiente, as luminárias são um artigo perfeito para decoração de interiores, além de objeto em questão ser um charme total!

Se você deseja saber como deixar sua casa mais bonita e iluminada, com um toque de modernidade continue lendo o texto e conheça as principais tendências de luminárias que chegaram ao mercado. São diversas opções como abajur, lustres, luminárias pendentes, arandelas, spots e plafon.

Luminária pendente

Um item versátil e prático, podendo ser confeccionado em diversos materiais, as luminárias pendentes são modernas, e as queridinhas quando o assunto se trata decoração. Elas ficam lindas ao ser utilizadas em cozinhas a cima de mesas e bancadas.

Comparando com os lustres, a diferença é que podem ser utilizadas para garantir um foco de luz sobre mesas e aparadores, ou seja, além de ser um item que fica agradável na decoração do imóvel, também reforça a iluminação, esse utensílio pode ser encontrado em diversos estilos, sendo que normalmente é pendurado por fios ou cabos elétricos.

Pendentes de madeira, plástico, e metal tem sido um elemento de destaque na decoração de casas e apartamentos. Ao mudar de endereço, é possível que você já encontre imóveis que possuam esse objeto, basta pesquisar por imóveis mobiliados ou semi mobiliados em variados portal de imóveis na internet.

Lustres

Os lustres e abajures são as luminárias mais tradicionais conhecidas para iluminação de ambientes. Esse item é uma boa aposta para decoração de sua casa, pois além de atender a todos os gostos, atualmente no mercado podem ser encontrados lustres de todos os estilos, como os clássicos com cristais, os candelabros, minimalistas, geométricos, esculturais, retangulares, entre outros.

Os lustres têm o poder de sofisticar o ambiente, até mesmo ambientes rústicos. A utilização de lustres clássicos, imitando aos antigos candelabros combina muito com ambientes grandes, como salas de estar. A grande parte possui cristais, e alguns remontam aos antigos candelabros, que utilizavam velas para a iluminação.

Para salas pequenas lustres que imitam pendentes, ou um lustre pequeno e discreto irá combinar com o ambiente sem pesar. Apartamentos ficam ainda mais elegantes com a utilização de lustres, é possível encontrar muitos apartamentos que você pode inovar na decoração utilizando lustres, e demais luminárias.

Arandelas

Próprias para utilizar em paredes, as arandelas são luminárias que projetam luz difusa proporcionando luz direta, ou indireta num cômodo. Esse item transforma o local num ambiente aconchegante e refinado. Elas são perfeitas para dar um toque especial no espaço, mas servem apenas como iluminação de apoio.

Não é recomendado iluminar o ambiente apenas com arandelas, pois somente elas não seriam suficientes para tornar o ambiente iluminado, apenas é uma luz auxiliar para a decoração da casa. No mercado existem arandelas próprias para ambientes externos e internos. As externas são próprias para ambientes como jardins, quintais, ou mesmo para serem utilizadas nas paredes de frente da casa.

Elas são resistentes a variação de temperaturas e intempéries. Já as internas são voltadas para ambientes internos e não devem ser utilizados de forma alguma em espaços abertos.

Plafons

O plafon é um tipo de luminária versátil, que assim como as arandelas pode ser utilizado em ambientes internos e externos. O artigo é um luxo total, e tem o efeito de proporcionar iluminação indireta, causando luz direta ou indireta num ambiente. O plafon assim como lustres é instalado no teto e cria um efeito com iluminação difusa.

Existem plafons de variados tamanhos e formatos, incluindo retangulares, quadrados, e redondos, sendo que podem ser sobrepostos ou embutidos. Os embutidos costumam serem encaixados em gessos criando efeito de profundidade, já os sobrepostos criam um efeito tridimensional. São objetos muito modernos e elegantes que podem ser utilizados em qualquer parte da casa, ficam ótimos em cozinhas, corredores, banheiros e salas de estar.

O artigo combina bastante com apartamentos que necessitam de iluminação indireta, pois além de cumprirem com a função de iluminar, também decoram o local com muito charme. Você pode encontrar apartamentos em Curitiba de variados tamanhos e formatos que podem ser utilizados plafons para decoração e iluminação de seu imóvel.

Spots

Muito similares as arandelas, os spots de iluminação são produtos utilizados na iluminação de ambientes que fornecem luz direcionada a determinado objeto. O spot é um item coringa na decoração de ambientes, pois podem ser utilizados em diversos cômodos, como por exemplo, na cabeceira do quarto,  na sala de estar, na cozinha, entre outros locais.

Você pode encontrar diversos modelos de spots de iluminação, sendo que os principais são: spots de led, que são muito versáteis e econômicos. Spot de embutir, que é utilizado em tetos de madeira ou gesso, ideias para quem necessita de uma iluminação mais sutil, tornando o ambiente aconchegante e agradável. Além dessas opções também existem os spots de sobrepor e trilho.

Os primeiros são instalados diretamente no teto e fornecem uma iluminação mais direta e focada que os anteriores, ideais para ambientes como escritórios. Já os spots de trilho são spots no formato de trilho, que também instalados ao teto permitem que sejam movimentados podendo alterar a região de luz que o objeto propicia. Por último, os spots para móveis são itens feitos exclusivamente para serem utilizados na decoração de móveis, por exemplo, para serem colocados em prateleiras, ou armários, são itens que iluminam o objeto e o deixam ainda mais bonito!

Abajur

Os mais tradicionais e conhecidos itens de iluminação, essas luminárias tem a finalidade de garantir um clima mais intimista num cômodo. Muito utilizado em quartos sobre criado-mudo, mesa de cabeceira, ou mesmo em salas, os abajures atendem a diversos públicos e gostos.

Para quem gosta de leitura o abajur é um item ideal, pois além de contribuir para decoração do quarto auxilia muito no momento da leitura, não necessitando deixar todas as luzes acesas do cômodo. Atualmente abajures que projetam a luz no formato de galáxias e estrelas vêm sendo tendência para quartos de crianças e adolescentes.

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ler!