8 receitas de panela de pressão pra você fazer ainda hoje 27/03/2019

Sem tempo? Não tem problema! Veja algumas receitas de panela de pressão para fazer um banquete completo ainda hoje. Confira!

Na correria do dia a dia, acabamos não conseguindo preparar uma boa refeição, que envolva um tempo maior de dedicação. O trabalho, a família e tantas outras atividades que temos exigem mais do que podemos realmente abraçar, não é mesmo?

Mas nem por isso devemos perder o gosto por preparar uma mesa farta e bonita para nossos entes e convidados! É possível preparar alimentos de forma prática e rápida com um elemento bem conhecido das casas brasileiras: a panela de pressão.

Além do feijão e do cozinhamento rápido de alguns legumes como a batata, podemos preparar um verdadeiro banquete com a ajuda dessa aliada.

Confira algumas receitas de panela de pressão que separamos para você investir pouco tempo, mas ter uma verdadeira refeição completa!

Receitas de panela de pressão para um banquete completo

Opções de Entrada

Macarrão cremoso

Sem tempo? Não tem problema! Veja algumas receitas de panela de pressão para fazer um banquete completo ainda hoje. Confira!

Essa receita fica pronta em pouco mais de 5 minutos! Basta acrescentar a quantidade ideal de macarrão (de preferência penne ou parafuso) dentro da panela com tempero a gosto, molho de tomate, ervilha e milho em conserva, e por fim, água até cobrir.

Após pegar pressão, espere 3 minutos e desligue o fogo. Aguarde até toda a pressão sair e finalize de acordo com a sua preferência, como com presunto em cubos e creme de leite, para deixar ainda mais cremoso.

Frango aos 4 queijos

Dentro de uma panela de pressão, doure o frango picado em fatias em azeite até ficar dourado. Adicione alho poró fatiado, três colheres de molho de tomate e 2 xícaras de leite. Assim que pegar pressão, conte 10 minutos e desligue o fogo. Adicione provolone, queijo prato, mussarela e gorgonzola e deixe cozinhar por mais 1 minuto, até que esteja bem derretido e homogêneo.

Opções para Prato Principal

Lagarto na panela de pressão

Para realizar o preparo, despeje óleo no fundo da panela e espere esquentar bem. Doure o pedaço de Lagarto em todos os seus lados, sem que fure ou fragmente a carne. Acrescente cebola, alho e temperos de sua preferência. Após a cebola murchar e ficar com aparência transparente, coloque na panela 1 xícara de vinho tinto, 1 xícara de água e tampe a panela.

Após começar a chiar, abaixe o fogo e espere por mais 30 minutos. Depois de retirar da pressão, adicione um pouco mais de água e deixe o molho apurar. Sirva a carne fatiada com o molho que ficou na panela.

Frango xadrez

Sem tempo? Não tem problema! Veja algumas receitas de panela de pressão para fazer um banquete completo ainda hoje. Confira!

Essa adaptação do prato da culinária chinesa fica pronta em poucos minutos. Corte 2kg de peito de frango em cubos e tempere com Shoyo e pimenta. Coloque a mistura na panela de pressão, adicione cebola, pimentões vermelho e verde em cubos, e uma colher de chá de gengibre ralado.

Dissolva 2 colheres de amido de milho em 2 xícaras de água e misture no conteúdo da panela. Tampe e espere 15 minutos após começar a chiar para desligar o fogo. Acerte o sal conforme o seu gosto.

Opções de Sobremesa

Cocadinha de colher

Coloque dentro da panela 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco e 200g de coco ralado em flocos. Misture bem e leve ao fogo médio. Após começar o chiado da pressão, conte 2 minutos e desligue. Aguarde esfriar, coloque em pequenos refratários para gelar e sirva em seguida.

Doce de leite caseiro

Sem tempo? Não tem problema! Veja algumas receitas de panela de pressão para fazer um banquete completo ainda hoje. Confira!

Essa é uma receita de vó que não tem erro! Basta comprar um leite condensado em lata, tirar sua embalagem de papel e colocar em uma panela de pressão com água até cobrir. Deixe na pressão por 35 minutos, desligue e espere esfriar. É muito importante deixar a lata estar em temperatura de morna a ambiente para abrir, pois você pode acabar se queimando. Sirva da maneira que desejar.

Bônus: Lanches Práticos na panela de pressão

Bolo

Sem tempo? Não tem problema! Veja algumas receitas de panela de pressão para fazer um banquete completo ainda hoje. Confira!

Quando pensamos que não era possível fazer mais na panela de pressão, ela nos surpreende novamente! Caso seu forno não esteja funcionando, faça o bolo na panela de pressão.

Para que o bolo fique bem fofo e cozinho, dê preferência para massas que não sejam nem muito líquidas, nem muito grossas. O resultado independe do sabor escolhido, o importante é entender bem quanto tempo de cozimento a massa irá requerer.

Coloque a massa em uma forma para pudim (com furo no meio) untada com manteiga e farinha ou cacau, cubra com papel alumínio e amarre com barbante. Essa última parte será necessária pois a colocaremos dentro da panela com água até a metade da altura da forma.

Cozinhe por 35 minutos, retire a panela do fogo e verifique se o bolo já está no ponto adequado. Finalize como quiser ou sirva com sorvete.

Bauru de panela

Essa receita possui duas partes, o molho e a montagem do lanche. Para preparar o molho branco, derreta duas colheres de margarina em uma panela normal, cozinhe 2 colheres de farinha de trigo até virar uma massa e adicione leite aos poucos até formar o molho. Tempere o tempero de sua preferência.

Para montar o bauru, unte a panela de pressão com um fio de azeite, coloque uma camada de pão de forma, presunto, mussarela, tomate, orégano e molho. Repita esse processo por mais duas ou três camadas, salpique parmesão por cima e leve para o fogo. Deixe na pressão por 3 minutos, desligue e sirva.

Panelas de pressão do Shibata Casa & Presentes

Um item tão versátil como a panela de pressão se torna imprescindível para a sua cozinha. O Shibata Casa & Presentes possui diversas opções de tamanhos e materiais para se adequar exatamente ao seu estilo de vida.

Conheça nossos itens acessando o site ou visitando a loja mais próxima!