Congelar os mais variados tipos de alimentos é opção para facilitar o dia a dia 27/08/2019

Seja para quem trabalha, estuda, cuida dos filhos ou – muitas vezes – para quem desempenha todas essas atividades ao mesmo tempo! A rotina é sempre corrida, não é mesmo? Por isso, nem sempre é possível cozinhar todos os dias no almoço e no jantar. Além disso, fazer as refeições na rua pode não ser muito econômico e nem saudável. Que tal, então, aprender a congelar alimentos para ter pratos prontos sempre à mão?

Como congelar os mais variados tipos de alimento

Inicialmente, quem pretende congelar os alimentos precisa saber que nem tudo pode ir para o freezer. Batatas, ovos cozidos, saladas, gelatinas, pudins e maionese são alguns dos alimentos que têm textura e sabor alterados se forem congelados. Também é essencial escolher os recipientes corretos para o congelamento. A embalagem ideal evita o contato do alimento com o ar do freezer, resiste à gordura, adere ao alimento antes que ele congele e se solta facilmente dele. O Shibata Casa tem uma grande variedade de potes ideais para levar alimentos ao freezer e, depois, descongelar no microondas.

Também é importante avaliar – antes de congelar a comida – as quantidades que você pretende descongelar mais tarde. Potes maiores ou menores podem ser indicados de acordo com o tamanho da sua família e com a forma que você pretende consumir os alimentos. Potes herméticos como este, disponível em várias cores, têm a facilidade de poderem ser empilhados. Isso deixa o freezer mais organizado e mais fácil de limpar. Também são ideais por serem adequados tanto para alimentos líquidos quanto sólidos.

Escolha sempre potes com tampa – olhe este modelo, por exemplo. Ela tem um papel importante por evitar a entrada de ar e impedir a fuga de umidade. Potes de qualidade, como os vendidos no Shibata Casa, são indicados porque não racham e nem ficam danificados pelas baixas temperaturas. Agora, confira algumas dicas de congelamento dos principais tipos de alimento:

Arroz e feijão:

Prepare como de costume, mas coloque menos sal. Isso porque, depois de descongelado, o sal ganha sabor acentuado. Identifique a data de preparo com uma etiqueta, já que o feijão cozido – por exemplo – tem validade de um mês congelado.

Carnes:

Todos os tipos de carne podem ser congeladas cruas ou já preparadas, seja carne branca ou vermelha. Quando crua, não lave e nem tempere. É indicado apenas que tire a gordura e os ossos antes de congelar.

Massas:

Lasanhas, rondellis ou canelones podem ser congelados crus ou já assados. No caso de preparar a massa com molho branco,  prefira utilizar o amido de milho, que fica com melhor consistência depois de descongelar.

Hortaliças:

Antes de congelar, higienize as hortaliças secando bem antes de armazenar no freezer em porções.

Frutas:

Somente a banana e a pera d’água não devem ser congeladas, todas as demais podem ir ao freezer. Primeiramente, lave com água gelada, descasque e tire as sementes, caso prefira congelar já cortadas. Uma dica para congelar polpas que serão usadas para sucos: coloque em pequenas embalagens individuais ou em forminhas de gelo!

Confira outros produtos da nossa loja online clicando aqui.

 

 

 

 

Posts Relacionados