O arroz perfeito preparado na panela elétrica 30/10/2019

Está no prato de praticamente todo o brasileiro. Junto com o feijão nosso de cada dia, forma uma dupla imbatível! Também é a paixão dos orientais e de quem aprecia a culinária japonesa. O arroz é a receita base de muitas refeições, mas mesmo assim você nunca pensou em ter uma panela elétrica para facilitar o preparo desse prato tão tradicional? Então reveja seus conceitos e aprenda como utilizar esse eletrodoméstico que já caiu no gosto de muita gente!

 

Muita gente acha que preparar um arroz é básico, todo mundo tem que saber! Apesar de ser simples, por que não melhorar ainda mais esse prato que vai bem no almoço ou no jantar, nas refeições do dia a dia ou em ocasiões especiais? Entre as vantagens de uma panela elétrica de arroz estão o fato de não usar gás de cozinha, não correr o risco de queimar a receita (já que a panela desliga sozinha), não errar no ponto dos grãos (que podem ficar muito duros ou “empapar”), haver a possibilidade de manter o prato aquecido mesmo depois do preparo. Veja como preparar o seu arroz preferido em panelas elétricas de arroz:

Arroz branco bem soltinho

  • – Lave o arroz e deixe escorrer até ficar bem seco.
  • – Coloque a panela no modo “aquecer” e frite a cebola e o alho no azeite. Acrescente sal.-
  • – Coloque o arroz e a água na panela. As medidas variam conforme o arroz escolhido. Para o arroz branco de grão longo utilize 1 copo e 3/4 de água para cada copo de arroz. Já no caso do arroz branco de grão médio: 1 copo e 1/2 de água para cada copo de arroz.
  • – Tampe a panela e ligue no modo cozinhar.
  • – Deixe a panela trabalhar sozinha, não destampe para olhar porque isso atrapalha o cozimento. Quando o arroz estiver cozido ela desligará automaticamente.

Arroz integral

O modo de preparo do arroz integral na panela elétrica é idêntico ao de arroz branco, com a diferença da quantidade de água para o cozimento: 2 copos e 1/4 para cada copo de arroz. Um alimento ainda mais saudável com a mesma facilidade do arroz tradicional! Lembrando que tanto em um quanto em outro os temperos podem ser alterados conforme o gosto de cada um. O mais importante é não colocar uma quantidade exagerada de arroz na panela. É necessário haver um espaço vazio para o arroz crescer e a panela não transbordar.

Arroz japonês

Para o preparo de sushis, temakis e outras receitas orientais, a panela elétrica de arroz é essencial! Para começar, é bom lembrar que o arroz tipo japonês é diferente, escolha a marca correta no supermercado! Em casa, inicie o preparo:

  • – Inicialmente, lave bem o arroz para eliminar as impurezas e hidratar os grãos, um cuidado a mais em comparação com o arroz brasileiro. Retire toda a água, que ficará esbranquiçada depois da lavagem do arroz. Faça isso de duas a três vezes, até que a água fique quase transparente.
  • – Coloque o arroz na panela elétrica e complete com água até o nível indicado, por exemplo: se você lavou 4 xícaras de arroz, coloque água até a marcação interna no número 4.
  • – Cozinhe o arroz até a panela entrar no modo de “aquecimento”, retirando da tomada nesse momento para não ressecar o fundo. Deixe descansar por 15 minutos antes de abrir.
  • – Ao contrário do nosso arroz, que temperamos no início da receita, o japonês é temperado depois. Se você preparou 4 xícaras de arroz, utilize para o tempero 1 xícara de vinagre de arroz, 1/2 xícara de açúcar, 4 colheres de chá rasas de sal. Leve ao foto esses três ingredientes até dissolver. Espere esfriar a mistura e, em um recipiente grande de plástico jogue o tempero sobre o arroz. Misture bem fazendo movimentos de “corte” e depois deixe descansar por alguns minutos.

Modelos de panelas elétricas que nós recomendamos:

Veja algumas opções de panelas elétricas para fazer o arroz perfeito e muitas outras receitas, são essas:

  • Panela elétrica de arroz Mondial: Para você ter uma ideia, a panela elétrica de arroz faz tanto sucesso que está presente na maioria das casas no Japão e em outros países na Ásia. Ela cozinha arroz e legumes, basta você adicionar água e ligar na tomada. Prontinho! Possui design lindo branco com detalhes florais, capacidade para 10 xícaras, 700W de potência e acompanha tampa basculante com válvula de vapor, lâmpada-piloto, revestimento antiaderente. Dá para manter os alimentos quentes mesmo após o preparo através do seu sistema de aquecimento. Economize tempo e dinheiro. Invista na sua saúde com este produto de excelência da Mondial!
  • Panela de arroz Gran Taste Oster: Basta apenas um toque para ligar a panela, após o cozimento dos alimentos ela emite um sinal sonoro e automaticamente liga a função “Manter Aquecido” que deixa o alimento na temperatura ideal (60°C – 80°C graus) até o momento de servir. Totalmente desmontável e com recipiente interno antiaderente, basta desmontá-la para lavar de maneira fácil e rápida.
  • Panela de arroz Oster: Um modelo diferente e mais em conta da marca que representa qualidade de design arrojado para um arroz perfeito.

 

No manual de instruções de cada uma delas, você encontra muitas outras receitas e funcionalidades para as panelas elétricas de arroz! Visite nossa loja online para conferir outros eletrodomésticos que facilitam o seu dia a dia!