O que você precisa saber para compor uma cama aconchegante 14/08/2019

Você é daqueles que, sempre que as temperaturas caem um pouco mais, se lembra o quanto precisa de novas roupas de cama? Acontece com muita gente, acredite! Afinal, com o frio o que muitos querem em casa é uma cama aconchegante e bonita. Lençóis e fronhas que combinem com cobertores e mantas. Colchas e cobre leitos que dêem um novo visual ao quarto. Ou, talvez, um edredon mais quentinho para curtir essa reta final do inverno. Seja qual for sua necessidade, não é difícil encontrar formas de compor uma cama daquelas que vemos em novelas! Veja como!

Como montar uma cama aconchegante nessa reta final do inverno

Uma cama como essa acima, da Trussardi, é o sonho de muita gente! O que não faltam são inspirações da chamada “cama posta”. Para que a sua fique da forma como você deseja é preciso – inicialmente – pensar nos lençóis. Como estão os seus? Especialistas em montagem de enxoval recomendam que se tenha à disposição, para cada uma das camas da sua casa, três jogos de lençol. Assim, enquanto um é usado, outro pode estar lavando / secando e o terceiro guardado.

Na hora de escolher o tecido do lençol é preferível os 100% algodão, mais confortáveis. Aliás, o número de fios também faz diferença. Quanto maior a quantidade, melhores são a durabilidade e a maciez do lençol. Para a cama posta, em camadas, também conhecida como “cama-cebola”, é importante que você escolha jogos de lençóis e fronhas que combinem com o restante do enxoval. Escolhas certas fazem com que, consequentemente, seja possível fazer diferentes composições entre si. Mesclar peças lisas com outras estampadas é uma boa pedida.

A montagem

Uma cama bem aconchegante montada em camadas – como essa da Altenburg – não só deixa o ambiente mais bonito como também sugere mais conforto e aconchego, não é mesmo? Então, confira o passo a passo:

  1. Lençol de baixo – é aquele que fica em contato com o colchão, sendo que o ideal é dar preferência aos de elástico, que ficam mais esticados na superfície da cama;
  2. Lençol principal – é opcional e pode ou não cobrir toda a cama;
  3. Manta ou cobertor – também pode ser  totalmente esticado ou dobrado pela metade ;
  4. Colcha (ou cobre leito) – este sim deve ter a barra dobrada pois compõe – junto ao edredon – o visual decorativo da cama;
  5. Edredon – a camada final é a mais importante e é incorporada à colcha na dobra;
  6. Manta decorativa – deve ser esticada no pé da cama;
  7. Travesseiros – use e abuse deles, para ficar mais bonito o ideal é que haja pelo menos quatro sobre a cama: dois de apoio, dois para dormir, além das almofadas decorativas.

Cores e texturas

Para muita gente, o mais difícil na composição da cama é combinar cores, tecidos, texturas de forma harmônica. Isso não significa – é claro – usar as mesmas tonalidades em todas as peças. Para não errar, considere a decoração do quarto. A partir daí, use a imaginação investindo em saias, lençóis e colchas em tons mais neutros, deixando para os edredons, travesseiros e almofadas as texturas, estampas ou cores mais fortes.

Quer se inspirar? Acesse o link de roupas de cama e acessórios da nossa loja online!